quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Iniciação suco e papinha de frutas

Licença maternidade chegando ao fim é hora da introdução de novos alimentos aos bebês. Compartilho com vocês as dicas do meu pediatra dr. Oscar para iniciação das frutas na rotina do bebê! Eu já comecei há 2 semanas e a Sophia já come papa de mamão e banana e suco de laranja lima!

O começo é lento e exige paciência e dedicação! A fruta ela come ainda bem pouco, cerca de uma colher de sopa. Já o suco tive que comprar outra mamadeira para ela aceitar (deu certo com a Nuk bico fluxo médio), começou com 20ml, depois 30 e hoje bebeu 50ml! É um momento único que amo muito de fazer! A gente canta, conversa e damos boas risadas juntas :)

Suco de frutas

Comece a oferecer pequenas quantidades (20 a 30 ml) de suco natural, entre a segunda e terceira mamada do dia.
É importante preparar a bebida até 15 minutos antes de servi-la, para que o líquido não perca suas vitaminas e minerais.
Introduza uma fruta por vez, para observar a aceitação do bebê. Uma vez aprovadas, as frutas poderão ser oferecidas em conjunto.
As frutas recomendadas são: laranja lima, lima da pérsia, maçã, pêra, mamão, laranja com mamão, goiaba, tangerina e ameixa.
A associação com hortaliças muitas vezes é bem aceita, como cenoura, beterraba, acelga ou salsão. Porém, esta mistura deve ser realizada somente num momento posterior (depois do 8° mês).
O açúcar é dispensável, pois a fruta já tem o seu sabor natural adocicado. O ingrediente é responsável pela cárie precoce e dificultar a introdução dos alimentos salgados.

Papa de frutas

1. Este tipo de refeição ajuda a treinar a mastigação, favorece o funcionamento do intestino e é uma etapa fundamental para a adaptação à primeira refeição de sal que virá em breve.
2. As melhores sugestões são: banana prata, maçã, pêra, mamão, caqui, ameixa e goiaba. Basta amassar ou raspar a polpa da fruta.
3. A papinha pode ser oferecida no meio da tarde, entre uma mamada e outra. Ofereça uma fruta de cada vez e preste atenção à função intestinal a partir de então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário