terça-feira, 2 de outubro de 2012

6 meses - Hora de iniciar a papinha salgada!

Realmente o tempo passa muito rápido com um recém-nascido. Ainda ontem minha barriga estava crescendo e hoje minha pequena já está completando 6 meses!

Cada mês é uma novidade, ou será cada dia :)? Eles mudam, crescem e aprendem muito rápido. Nesta fase já comem frutinhas e tomam o suco além do leite materno ou artificial. Neste mês vou iniciar o almoço com papinha salgada ao invés do leite e em uma semana vou iniciar o jantar também se a aceitação dela já estiver boa.

A alimentação complementar é necessária neste fase pois as mudanças de cor, sabor e consistência estimulam o desenvolvimento da criança. Idade de início 6 meses, eventualmente já aos 4 meses. Nunca antes dos 4 nem depois dos 7 meses.


A Primeira Refeição de Sal

1. A higienização dos vegetais: os vegetais escolhidos devem ser frescos, sem partes amassadas ou furadas. Devem ser lavados em água corrente e adequadamente descascados.
2. Escolha uma pequena panela para uso exclusivo do preparo da alimentação do bebê. Os ingredientes deverão ser cozidos até atingir consistência amolecida.
3. O pratinho deve ser pequeno e fundo. Para acompanhar, escolha uma colher pequena e rasa; dê preferência para os materiais de plástico ou de aço, recobertos de silicone, para não machucar a gengiva do bebê.
4. Os ingredientes devem ser retirados da panela e amassados com garfo até atingir uma consistência homogênea e bem pastosa. Portanto, não é para ter consistência líquida. Este detalhe é importante para estimular o processo de mastigação. Nesta fase inicial, pequenos pedaços de legumes no meio da sopinha devem ser evitados pelo risco de engasgar o bebê.
5. Experimente o sabor da papinha e teste a temperatura na parte de cima da mão (região de maior sensibilidade).
6. Para facilitar a aceitação da refeição, dê preferência ao uso do cadeirão. A criança passará a comer com conforto e disciplina, facilitando a tarefa do adulto lhe dar comida. O local ideal pode ser a copa, a varanda ou cozinha. O importante é que o ambiente seja tranqüilo, longe do fogão e da televisão.
7. A criança deverá ser colocada no cadeirão somente quando a refeição estiver pronta, no prato. E tudo o mais que for necessário estiver à mão: talheres, babador, guardanapo… A distração neste momento pode facilitar a ocorrência de acidentes.
8. O melhor momento para oferecer a refeição: o bebê deve estar com fome e não deve estar com sono. Normalmente, na disputa entre um e o outro, quem vence é o sono.

Receita básica para a primeira refeição de sal

Ingredientes

1 batata média
1 cenoura pequena
1 chuchu pequeno
1 folha de alface
500 ml de água
100 gramas de músculo

Modo de preparo

Lave e descasque os legumes. Uma vez cortados em pedaços, juntamente com a carne escolhida, já podem ser colocados na panela, com a água.

Cozinhe em fogo brando por 15 a 20 minutos ou até que os legumes estejam macios.

Retire-os da panela e amasse-os com um garfo até formar uma papa homogênea.

Antes de oferecer, acrescentar um fio de óleo de azeite.


Não usar sal. Não oferecer a carne.

Para variar a sopa: A introdução de novos alimentos deve ser feita aos poucos. Procure fazer uma mudança de cada vez. Caso o bebê não aceite bem, será mais fácil identificar o alimento rejeitado. 


Carne: frango, fígado ou miúdos. 
Legumes: abobrinha, beterraba, mandioquinha, batata doce, couve-flor, cará. 
Verduras: agrião, escarola, acelga, repolho.

2 comentários:

  1. Olá...
    Gostei muito desse post...
    Essa receitinha é super fácil, vou fazer pro meu bebê, vou começar a dar a papinha salgada amanhã.
    Beijusssss

    Ps:Participa do meu blog
    http://diariodamamifeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá querida...
    TEm selinho lá no meu blog pra vc...
    http://diariodamamifeliz.blogspot.com.br/
    BEijusssss

    ResponderExcluir